quinta-feira, 12 de abril de 2012

Cofre do Mar e 2 convidados para jantar

Das lembranças mais remotas de infância, recordo com saudade o hábito de me levantar cedo ao fim-de-semana em êxtase e saltar para a frente da tv para ver os desenhos animados.
Lembro-me que muitas eram as vezes em que ligava a televisão e ainda não havia programação.
Ficava pacientemente à espera que aquela palete de quadrados e cores desaparecesse e todo o mundo encantado dos "bonecos" começasse!
E quando começava, podiam-me chamar para tomar o pequeno-almoço, para sair, para brincar que eu não largava os meus "bonecos" por nada.
Das princesas da Disney às personagens secundárias de cada série, eu sabia os seus nomes e delirava com as suas aventuras.
Por isso, quando vi o desafio lançado pela Su, fiquei imensamente feliz mas preocupada!
Quem convidar para jantar? Se tantas são as personagens que me marcaram e me divertiram!
Pensei que a melhor maneira era organizar uma grande festa e convidar todos de uma vez! Diversão e alegria não iria faltar concerteza! Mas provavelmente acusar-me-iam de batota!
Mas porque estava eu a complicar? É inevitável que de entre tantas personagens e séries, uma ou outra nos tenha marcado mais. E quando penso numa série de desenhos animados o primeiro nome que me vem à cabeça é, sem dúvida, a Rua Sésamo!
Cresci com aquelas personagens, aprendi a ler, a contar, a dançar, a rir...
Falo com amigos e pessoas da minha geração e ninguém é indiferente.
"Vem ginasticar, ginasticaaaaar" ou a tão cantada música do genérico, quem não se lembra?

Fechei os olhos e fui transportada para aquela Rua. Dei por mim à porta de uma casa. Toquei à campainha.
À porta apareceram não um, mas dois! Becas e Egas!
-Estávamos mesmo de saída! - disse o Egas.
-Onde vão? -perguntei eu, olhando de alto a baixo para aquelas vestimentas estranhas.
-Vamos à pesca! Queres vir? -respondeu o Becas.
-Obrigada mas não posso! Vinha só convidar os dois para jantar em minha casa. Pode ser amanhã?
-Claro! Amanhã lá estaremos!
-Até amanhã então!
-Até amanhã - responderam os dois ao mesmo tempo.

Nunca me esqueci daquele episódio! O Becas e o Egas à pesca com um método muito original de pescar...

Peixe, peixe, peixe...Não poderia ser outro o jantar!


Ingredientes (para 3):
3 lombos de peixe (usei salmão)
3 delícias do mar
1/2 chávena de miolo de camarão (ou camarão normal descascado)
4 cebolinhas cortadas às tiras
3 tomates cherry
1 molho de salsa/ coentros
1/2 pimento vermelho
2 tiras de bacon


Preparação:
Corte três quadrados de folha de alumínio com 20 a 25 cm.
Em cada quadrado coloque uma cama de rodelas de cebola, salsa, bacon cortado em tiras, tomate cherry cortado ao meio, o lombo de peixe, camarões, pimento e delicias do mar cortadas em quadrados.
Tempere com sal, orégãos, um fio de azeite e uma colher de sopa de sumo de limão.
Dobre as pontas de papel de alumínio e molde a parecer um cofre.
Leve ao forno durante 15 a 20 minutos.
Mantenha fechado até servir.



Se o lombo de peixe for fininho pode ser feito no microondas ( sem a folha de alumínio). É muito mais rápido e igualmente saboroso!
E com este cofre participo na 3ª edição do fantástico projecto Convidei para Jantar, que foi esta edição recebida pela Su!


Obrigada a todos pelos comentários aqui no blogue e no facebook! Estou de coração cheio! Muito obrigada!

14 comentários:

  1. Aiii... e eu também não sou nada indiferente!!! Que inveja de não poder ter estado, também eu, presente nesse jantar. Adorava-os, assim como todos os personagens da Rua Sésamo :D:D:D Que fantásticas recordações me trouxeste.
    O prato esse, simplesmente perfeito.
    Muito obrigada pela participação. Grande beijinho :D

    ResponderEliminar
  2. Ainda não fui espreitar o vídeo... mas se bem me lembro era o método do "peeeeixe, peixe, peixe, peixe" e o peixe vinha como que por magia :) lindo lindo. Fantástica escolha, eu sempre gostei do Gualter trapalhão :)

    ResponderEliminar
  3. Esta refeição ficou 5* amiga tambem quero ser tua convidada, posso?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ai que refeição deliciosa! Eu também cresci com a Rua Sésamo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Um parto perfeito, para receber os amigos da Rua Sésamo... quem não se lembra? Também eu delirava com as suas aventuras. E também eu me levantava bem cedinho para ver os "bonecos" :)
    Que saudades.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Ehhh ainda hoje brinco com esse método pois tenho pescadores aqui por casa e até eu gosto de ir!!!Quando não está a dar nada lá sai o :Ehhhhhhhh peixe, peixe,peixe...Mas por acaso não saltam cá para fora!

    Uma bela refeição, bem ao meu gosto!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  7. DOIS.. muito bom e que optima refeição :) Lembro-me de tudo isso que escreveste.. este desafio da Su dá uma nostalgia :) beijos

    ResponderEliminar
  8. O MEU FILHO QUANDO ERA PEQUENO ADORAVA VER A RUA SESÁMO E ADORAVA O BECAS E O EGAS ATÉ TEM VARIOS LIVROS QUE EU LHE LIA PARA ADORMECER.
    ADORO SALMÃO E ACHEI A TUA SUGESTÃO UMA VERDADEIRA DELICIA.
    BJS

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha de post. Eu também adorava a Rua Sésamo. E esse episódio do Egas e do Becas era fenomenal. Parabéns, também queria ter estado aí! ;)

    ResponderEliminar
  10. Tu a contares como te levantavas e esperavas pacientemente pelos adorados bonecos e eu a ver-me exatamente a fazer o mesmo quando era pequena, de esperar que a emissão começasse e de ficar hipnotizada enquanto estavam a dar! A Rua Sésamo também era um dos meus preferidos:) E esse peixe foi uma escolha perfeita para os teus convidados!
    Beijocas:)

    ResponderEliminar
  11. Olá, gostei muito do seu blogue
    Felicidades

    Selene

    ResponderEliminar
  12. Excelente participação, parabéns!
    Quando comecei a ler revi-me nas tuas palavras, a emoção dos fins de semana era mesmo essa...levantar bem cedo e ver os bonecos...era tão bom! Fizeste-me recuar no tempo com este vídeo fantástico, sem dúvida que eram tempos divertidos e saudáveis! Lembro-me deles todos, dessa música do "ginasticar" (ainda hoje a canto na brincadeira lol)...também gostava muito do Bocas, dos Marretas...bem a lista é enorme!

    A tua receita tem um aspecto delicioso, fiquei curiosa com o sabor pois nunca assei assim num cofre :)
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  13. Uma refeição deliciosa a acompanhar uma história mais que perfeita. Também adoro a Rua Sésamo e sei bem do que falas.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar