quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Crepes de cenoura e alheira

(scroll down to english version)

Estes dias frios mas solarengos lembram-me sempre as lindas paisagens da amendoeira em flor de Trás-os Montes.
Sentir o frio na cara mas um sol reconfortante no corpo, com o Douro como pano de fundo.
Sendo a minha família paterna transmontana habituei-me desde pequena a conhecer Trás-os-Montes. A apanha da castanha, das uvas, dos figos, tudo isso se foi perdendo ao longo dos anos, mas não se dispensa o belo azeite transmontano na mesa, assim como a alheira e o pão!
E essa parte transmontana que está enraízada em mim não resistiu a participar no passatempo da Laranjinha, Sabores do Fumeiro de Trás-os Montes.
Porque nada sabe tão bem como os sabores tradicionais da nossa infância!

Ingredientes:
para os crepes:
2 cenouras
1 batata
1 ovo
pimenta e sal q.b
farinha de milho q.b

para o recheio:
1 alheira Origem Transmontana
1/2 cebola
1/4 maçã cortada aos cubos
1 molhinho pequeno de grelos
3 hastes de cebolinho

Preparação:
Rale finamente as cenouras e a batata para uma taça.
Tempere com sal e pimenta.
Junte 1 ovo batido e misture bem. Acrescente um pouco de farinha de milho para dar um pouco mais de consistência.
Leve ao lume uma frigideira antiaderente com um fio de azeite e forme discos com o preparado anterior. Pode usar um aro para que fique mais perfeitinho.
Aloure de ambos os lados e reserve.
Na mesma frigideira, acrescente um fio de azeite e leve a cebola em rodelas a alourar. Junte os grelos, a alheira sem pele e a maçã.
Deixe cozinhar cerca de 2 a 3 minutos, mexendo sempre.
Emprate por camadas, começando com o crepe, seguida do preparado de alheira e assim sucessivamente.
Polvilhe com cebolinho picado.


These cold but sunny days always remind me the beauty of the Trás-os-Montes blossomed almond tree's landscapes. Just feeling the cold breeze in my face but a comforting sun on my body, with the Douro as background scenery.
As my paternal family are from this region I used to visit Trás-os-Montes. The chestnut harvest, the grapes, the figs, all of this was lost over the years. But here at home we don't live without the beautiful Trás-os-Montes' olive oil, as well as the alheira and bread, layed on the table!
And as part of is rooted in me I didn't resist taking part on the challenge proposed by Laranjinha, Sabores do Fumeiro de Trás-os Montes.
Because nothing tastes so good as the traditional flavors of our childhood!
Ingredients:
for the crepes:
2 carrots
1 potato
1 egg
pepper and salt q.s.
corn flour q.s.

for the filling:
1 alheira Origin Transmontana
1/2 onion
1/4 apple cut into cubes
1 small bunch of little sprouts
3 stalks of chives


Preparation:
Finely grate the carrots and potatoes to a bowl.
Season with salt and pepper.
Add 1 beaten egg and mix well. Add a little cornmeal to give a little more consistency.
Take a nonstick skillet to medium heat with a little olive oil and form disks with the mixture. You can use a hoop to make it.
Sautee on both sides and set aside.
In the same pan, add a drizzle of olive oil and the onion into slices slightly to brown. Add the greens, the skinless sausage and apple.
Let cook about 2 to 3 minutes, stirring constantly.
Emprate of layers, starting with the crepe, then the preparation of sausage and so forth.
Sprinkle with chopped chives.

34 comentários:

  1. Está linda esta sugestão!

    Deve ser muito delicioso este prato!

    Boa sorte!*

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha... ficou com uma apreaentaçao famtastica

    Boa sorte

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  3. Adoro! Muito apelativo, apetecia-me provar.

    ResponderEliminar
  4. Ficou belissimo!!!A apresentação como sempre 5 *****!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Hum! Que sugestão linda e apetitosa! Perfeita!
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  6. Aiiii que delicia que deve ser! vou certamente experimentar ;-)


    food & emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Mas que imenso bom aspecto. Quero muito experimentar :) Vou ao Douro brevemente (Castelo de Paiva mais precisamente) tens algum sítio que recomendes que eu visite?

    ;) Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é pertinho hehe
      tenho uma amiga que vive ai perto, em Lomba, Labercos e parece que há lá uma praia fluvial muito gira :)

      Eliminar
  8. Um prato com um aspecto incrivel!
    Lindo!
    bjs

    ResponderEliminar
  9. As fotos ficaram mesmo lindas :)
    Super original, adorei!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. A família do meu namorado também é de Trás-os-Montes, por isso também adoro essa zona :D O prato ficou delicioso e lindíssimo :D Boa sorte para o passatempo! :D

    Beijinhos e tem um bom resto de dia! :D

    ResponderEliminar
  11. super esta sugestao e as cores lindas bravo bjs

    ResponderEliminar
  12. hmmmm, acho que as cores destes crepes aqueceram-me o coração. E quase que sentia o cheirinho da alheira deste lado do ecrã. Só de pensar que a esta hora deve estar o frio infinito da morte em trás-os-montes dá logo vontade de comer desses crepes!

    ResponderEliminar
  13. Adorei este teu prato, cheio de encanto, cores e sabores de infância.
    De facto as nossas origens nunca são esquecidas através de um prato de comida :) É uma zona que conheço pouco, mas tenho sede de conhecer, fui poucas vezes e já há muito tempo. Mas lembro-me do rio Douro caminhando em curvas e nós à beira dele.
    Adorei esses crepes com um belo recheio de alheira, maçã e grelos. Que coisa boa!! Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Estes crepes ficaram uma TENTAÇÃO, devem ser de comer e chorar por mais:P Adorei a sugestão, que delicia o contraste do recheio :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  15. Uma lindissima participacao com um toque bem gourmet.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  16. hmmmm que aspeto tão bom, Já levo a sugestão comigo
    bom fim de semana
    Paula

    ResponderEliminar
  17. Hmm que bom aspecto e que cores tão lindas! Hoje lembrei-me de ti, fui ao mercado e comprei um molho de rabanetes bem rosa :) beijos

    ResponderEliminar
  18. Humm... que cores!! É uma sugestão super interessante!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Tem ótimo aspeto!
    Só tenho pena que não publique receitas com mais frequência! :)

    ResponderEliminar
  20. Minha querida fiquei radiante com estas fotografias no facebook!
    Ainda por cima porque o meu pai tinha trazido alheiras no fds passado de Mirandela ;) hmmm!
    Gosto tanto de alheira, tanto tanto!
    E estes crepes, tão lindos, tão diferentes!
    Como já disse roubei a receita :D
    Em breve experimento e conto como foi :))
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  21. Este tua receita encantou-me, especialmente os crepes!
    Está linda a apresentação.
    Temos excelentes produtos regionais, as alheiras são um deles e tu usaste-as de uma forma tão criativa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Isto parece-me TÃO bem! Somos fãs de alheira, temos que experimentar cá em casa :)

    ResponderEliminar
  23. Esta receita parece muito boa. Estas quantidades dão para quantas pessoas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo reparo, vou modificar.
      as quantidades referidas fizeram este prato, mas a verdade é que é bastante para 1 pessoa :)pode fazer apenas com 2 camadas e é o suficiente para 2 pessoas.

      Eliminar
  24. Ficaram lindos estes teus crepes querida.!!
    Uma verdadeira delícia, imagino eu, com esses sabores fabulosos. Já vi que ganhaste um prémio com esta receita e foi mais que merecido, pois é fabulosa mesmo!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  25. Adorei!! As fotografias estão lindissímas!
    As quantidades dão para os crepes que tem na imagem? É para uma pessoa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo reparo, vou modificar.
      as quantidades referidas fizeram este prato, mas a verdade é que é bastante para 1 pessoa :)pode fazer apenas com 2 camadas e é o suficiente para 2 pessoas.

      Eliminar