segunda-feira, 24 de março de 2014

Bolo de lemongrass e côco

Foi bom voltar a Lisboa.
Com as horas contadas, os trajectos delineados na cabeça, mas foi bom na mesma.
Ter amigas que não via há tanto tempo e que mesmo assim articularam o seu dia para me dar um beijinho.
Isto não tem preço!
Passei por várias cidades, conheci muitas pessoas, perdi outras, mas há sempre quem fica. Quem vemos depois de uns anos e é como se continuássemos uma conversa que ficou a meio.
Gosto dessa sensação! De sentir que não sou esquecida! Mesmo quando não mando emails, mensagens ou ligo todas as semanas, vá todos os meses.
A amizade não tem preço!
É como um ingrediente que gostamos muito mas raramente encontramos à venda! Quando o vemos, não o deixamos escapar.
É mais ou menos isso que acontece quando vejo a "minha" Marmita. Primeiro aperto-a, depois soltamos gargalhadas e no final vou-me embora com "um pedaço dela".
Lemongrass, erva-príncipe, erva limeira ou capim limão!
Trouxe comigo na certeza de fazer um prato asiático mas 2 dias depois um programa de televisão do 24 Kitchen mudou o meu rumo. Rachel Allen estava a fazer um bolo de lemongrass e côco.
E não tive dúvidas!
É dos melhores bolos que já comi!
 Receita adaptada do livro Cake da Rachel Allen)
Ingredientes:
2 caules de erva-príncipe ( parte branca)
250 gramas de açúcar
4 ovos
100 gramas de manteiga
100 gramas de côco ralado
125 gramas de farinha
1 colher de chá de fermento

para a calda:
as folhas de 2 ervas príncipe
75 gramas de açúcar
50 ml de água
Preparação:
Corte a erva-príncipe em rodelas e coloque-as no liquidificador.
Triture-as e adicione o açúcar. Triture mais um pouco no liquidificador. Adicione os ovos, a manteiga e o côco (de preferência com o liquidificador sempre a funcionar). Junte a farinha e o fermento e deixe misturar bem.
Barre a forma de bolo com manteiga e polvilhe com farinha. Coloque a massa do bolo e leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 40 minutos ou até estar cozido.
Enquanto está no forno, leve ao lume os ingredientes da calda e deixe ferver cerca de 5 minutos. Reserve.
Quando o bolo estiver feito e ainda quente, faça alguns furos e no topo e coloque a calda por cima.
Sirva simples ou com iogurte grego!


27 comentários:

  1. BRUTAL!!!!!! Também queria ter estado convosco! Buah!
    Adorei essa sugestão, a próxima vez que comprar o lemongrass faço este bolo. Olha que eu sou de ideias fixas, posso demorar um pouco, mas faço! :) ehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hehe eu sei :) eu sei :) mas faz que vais adorar :) beijinho

      Eliminar
  2. Ai que isto deve ser delicioso.
    E eu com tanto lemon grass no quintal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Margarida, tens de experimentar então :) cheira-me que vais gostar muito :) beijinho***

      Eliminar
  3. estou com saudades de Lisboa quando voltar a Portugal tenho de dar um saltinho ;))
    aqui chove chove está frio sabia bem uma fatia desse bolo!

    ResponderEliminar
  4. É uma óptima sugestão, embora nem sempre seja fácil encontrar lemongrass; tenho de procurar melhor aqui em Lisboa, pois é um ingrediente que pode ser usado numa grande variedade de pratos.
    Beijinhos
    Lena
    Cooking

    ResponderEliminar
  5. Deve ser excelente! Nunca cozinhei lemon grass, mas vou-me lançar na procura dele.
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Vi a Rachel Allen fazer esta receita...adoro ouvi-la expressar-se sobre cada ingrediente e textura....é um deleite para o corpo e a alma.
    O teu bolo está igualmente maravilhoso certamente....o aspeto não engana!!!
    Parabéns pelo teu cantinho, gosto muito daquilo que leio e vejo.
    Uma semana maravilhosa!!!
    Beijinhos
    http://www.anelnacozinhadasmaravilhas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha! Deve ser aromático e delicioso ;) Quando vier no próximo cabaz já sei qual o destino!
    Beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  8. Surpreendente! Imagino o aroma do bolo, deve ser delicioso. Adoro a Rachel Allen, mas não conhecia esta receita. Assim que encontrar lemongrass irei experimentar esta receita, sem dúvida. :)

    ResponderEliminar
  9. Olá Naida,
    É mesmo como dizes, a amizade não tem preço e se for verdadeira, nem precisa de e-mails ou mensagens, basta um momento em que o reencontro acontece e sabemos que temos ali um porto seguro.
    O bolo, sei bem do que falas, pois já o fiz também e amei, ou não fosse eu louquinha por côco e lemongrass. Uma delícia mesmo e sim, totalmente recomendável aos amantes destes ingredientes.
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  10. Deve ficar maravilhoso! Se tivesse lemongrass em casa ia já experimentar a receita! :-D

    ResponderEliminar
  11. Eu vi a rachel a fazer esse bolo e Tb pensei em fazê-lo! Lol, só me falta a erva... Nada de grave, portanto!
    Gosto desse mosaico. Estas fotos estão super bonitas, sinto-me inspirada!

    ResponderEliminar
  12. Que fotos lindas! O lemongrass é difícil de encontrar, mas imagino o sabor delicioso que deve ter dado a esse bolo de aspecto caseiro...
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  13. Lindo bolo e até consigo imaginar o aroma... cá temos lemongrass com fartura, por isso não tardarei muito a pôr as mãos na massa ;)

    ResponderEliminar
  14. Tenho alguma dificuldade em encontrar lemongrass, mas por este bolinho vale apena

    ResponderEliminar
  15. Um grande viva às amizades! É do melhor que temos na vida! E claro um grande viva a este bolo... lemongrass e côco, oh yeah!!! São duas generosas fatias para aqui sff!! (Generosas!!) :)

    ResponderEliminar
  16. É mesmo bom ter amigos verdadeiros, que ficam! :)
    E que bom bocadinho trouxeste da Marmita!
    Que lindo bolo que deu... A combinação parece deliciosa e se tu o dizes eu acredito!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  17. Olá Naida!
    Deve ser uma maravilha de sabor e aroma. Para a calda, são duas folhas de erva príncipe ou as folhas de dois pés? Gostei da ideia e como tenho quase um matagal de erva príncipe no quintal nem tenho desculpas de falta de material.
    Bjnhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela :) são 2 pés de erva principe :) usa a parte branca para triturar e as folhas para a calda :) a Rachel usou 4 pés na receita, eu experimentei com 2 para não ficar tão intenso e gostei muito :) beijinho

      Eliminar
  18. Eu ando curiosa com o sabor do lemongrass por o ter encontrado em várias receitas salgadas, mas olha que passou-me completamente ao lado esse bolo no livro da Rachel. Acho que agora, a minha primeira experiência com ele vai ser doce, e como sou gulosa, talvez seja a melhor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Ontem vi este bolo e esta noite sonhei que estava a comprar lemongrass... Será futurologia???? :P

    ResponderEliminar
  20. Oh, adoro o texto (e o bolo claro, mas a esse ja la vamos!).
    A amizade é dos bens mais preciosos, há pessoas que é mesmo assim, são e serão sempre nossas amigas :) não tem preço.
    E a nossa marmita é um amor (ela que não me leia com estas lamechices!) e bem sei como o vosso reecontro foi bom! Apertas e trazes um pedaço dela, adoro :)
    E etse bolo quando me falaste dele, fiquei com ele na ideia. E vou fazer um dia, quando houver lemongrass por aqui.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Quando soube que vinhas a Lisboa, estive quase para ir assistir ao teu showcooking, ainda comentei com a Marmita, mas não consegui ir. Fica para uma próxima. ;)
    Este bolinho está com muito bom aspecto e deve ser uma delícia. Um dia hei-de experimentar fazer. ;)
    Adorei o texto...sincero e genuíno.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  22. AHHHH Naida Folgado! Adorei o texto e prometo fazer esse bolo, prometo mesmo! Adoro a parte de levares um bocadinho esqueceste de dizer que é de mim e do Martim :D beijos

    ResponderEliminar
  23. Olá Naida!
    Que lindas as tuas palavras. Adorei! Ter amigos é ter quase tudo. Pouco falta.
    Quanto ao bolinho, ando desejosa por o fazer, mas cá por aveiro é muito difícil de encontrar. Acho que me vou queixar à câmara municipal e exigir um mercado biológico todos os fins-de-semana na cidade, senão mudo-me para o porto ou para coimbra :) Imagino o aroma. Que combinação deliciosa!
    Um beijinho

    ResponderEliminar