terça-feira, 8 de julho de 2014

Bolo rústico de ameixas

O meu pai (orgulhosamente transmontano) queixa-se constantemente do sabor da fruta aqui neste pedaço de terra à beira-mar e beira-ria plantado.
Eu percebo-o. Para quem passou a infância a trepar árvores e colher fruta sobre uns tórridos 40 graus e sentir a doçura de um fruto adoçado pelo sol, jamais se sentirá satisfeito com a "nossa" fruta.
Eu vou-me consolando com as ameixas já que os pêssegos estão a apodrecer nas árvores, culpa deste Verão incerto.
Ameixas. De St. António, São João ou Santa Rosa.
Porquê que as ameixas têm nomes de santos?
Não sei. Sei que são boas e quando começo a comer é difícil parar!
Não resisto a bolos com fruta! Estou farta de o dizer mas acho-os divinais.
Hoje foi a vez desta receita de um dos meus livros favoritos- Sempre Popina :)!

Ingredientes:
90 gramas de açúcar amarelo
1 ovo
1 colher de sopa de manteiga derretida
55ml de leite
140 gramas de farinha
1 colher de chá de fermento
10 ameixas grandes sem caroço e cortadas ao meio
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Bata o açúcar e o ovo. Adicione a manteiga, o leite, a farinha, o fermento e misture bem todos os ingredientes.
Coloque o preparado numa forma untada e forrada com papel vegetal e disponha as ameixas por cima da mistura.
Leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos ou até estar cozido.

20 comentários:

  1. Este bolo ficou uma delicia ,eu adoro ameixas e por acaso tenho bastantes mas das amarelas
    E fiquei com vontade de fazer este bolo
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Adoro Ameixas Naida e comer um pedaço deste teu bolinho rústico, ia ser um consolo,


    beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Que bonito ficou e eu tb sou fã de bolos com fruta!

    ResponderEliminar
  4. Que apetitoso ficou esse bolo, eu adoro usar fruta em bolos!

    ResponderEliminar
  5. Acho que já encontrei o destino perfeito para as ameixas que invadiram a minha casa :)
    Catarina

    ResponderEliminar
  6. Essa receita da Popina é divinal. Já fiz com ameixas, com maçã e canela (como ela também propõe no livro) com nectarinas, com frutos vermelhos, etc. Um verdadeiro clássico!

    Sabes porque as ameixas têm nomes de santos? Porque são tão boas que nem os santos lhes resistem. E depois, temos todos que rezar muito a todos os santinhos porque como dizia a minha avó "com a ameixa o rabinho não fecha" LOL :p

    ResponderEliminar
  7. Gosto tanto desse bolo rústico da Popina :)
    O meu pomar agora é só ameixas praticamente, adoro, são tantas e tão boas!
    Há umas ameixas que são as rainhas cláudias não são? Rainhas e santos, por serem boas!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Seu pai tem na mente o gosto da infância e dos bons tempo. Também sinto que o gosto atual das frutas já não são os mesmo, pois ficou na memória o doce sabor do tempo. Adorei sua receita e estou levando sua preciosa dica.
    Tenha um ótimo dia.
    Anajá

    ResponderEliminar
  9. quem me dera ter ameixas docinhas para fazer esse bolo :))

    ResponderEliminar
  10. Também gosto muito de bolos com fruta, e este ficou bem agradável à vista.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  11. Naida, lindo o teu bolo! Adoro ameixas :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Naida
    Ando aqui a sonhar com ameixa rainha claudia, mas essas para bolos são bem melhores e mais atractivas. Das coisas mais belas, um bolo de frutas assim a espreitarem :)
    Beijo

    ResponderEliminar
  13. Também adoro bolos com fruta :)
    Tenho a sorte do meu pai me trazer frutinha de Trás-os-Montes!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Ai a Popina Naida ;)
    Uma verdadeira inspiração, não é verdade?! Acho que folheio o livro todas as semanas, só para me entusiasmar!
    Mas tu não lhe ficas atrás! O bolo ficou lindo e não vejo melhor solução para essas tuas ameixas reais!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Adoro!
    Adoro o livro!
    Adoro ameixas! Sejam elas rainhas, sejam santas!
    Adoro bolinhos de fruta :)
    O meu pai também é assim, a fruta dos supermercados em Coimbra não sabe a nada! A do quintal da minha avó tem outro sabor :)
    Um beijinho grande!
    O teu bolo está um verdadeiro espectáculo!

    ResponderEliminar
  16. Como já te disse adoro as cores deste teu bolo. Ficou mesmo bonito, quem me dera assaltar o teu pomar todas as semanas!

    ResponderEliminar
  17. Acabado de sair do forno, esta receita mas com pera para aproveitar umas muito maduras que tinha. Coberto com canela e a acompanhar uma bola de gelado de baunilha. Ficou fofinho e delicioso. Muito rápido e fácil. A repetir com outras frutas sem dúvida :)

    ResponderEliminar
  18. Que belo bolo e que originalidade imensa. Nunca me passaria pela cabeça utilizar um bolo de ameixa.

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar