terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Bolachas de aveia para o Natal

Há quem adore. Há quem deteste.
Eu vivo no meio termo. Não sou uma apaixonada pelo Natal mas também não o odeio de morte.
Normalmente lembro-me dele quando ainda falta bastante tempo para ele chegar e depois, quando dou por mim já é dia 23 e não tenho presentes para ninguém.
Desde que nasci que na noite de Consoada somos 5 à mesa. Os mesmos 5 que jantamos tantas e tantas vezes durante o ano. Talvez por isso não sinta o mesmo que uma pessoa que tem uma família enorme que só vê de ano a ano.
Eu estou "com os meus" diariamente. Talvez tenha sentido o Natal de outra forma quando estive em Lisboa e cheguei a casa no dia 24 quase às 21horas e estava todos à minha espera.
Lembro-me de ficar triste por não ter feito um único docinho, eu que na infância passada o dia 24 na cozinha com a minha avó enquanto os meus pais trabalhavam. Eu que depois tinha a tarefa de ir entregar aos meus tios os bilharacos que a minha avó passava o dia a fazer, e vinha sempre com umas moedinhas no bolso.
E sem mais demoras, desejo a todos um óptimo Natal, na companhia dos vossos, porque isso sim é o mais importante :)
Se puderem, façam estas bolachinhas e ofereçam-nas a quem mais gostam! Vão adorar! Prometo :)

Ingredientes (cerca de 20 bolachas):
100 gramas de manteiga à temperatura ambiente
100 gramas de açúcar amarelo
50 gramas de açúcar mascavado escuro
1 ovo
100 gramas de farinha integral
100 gramas de flocos de aveia
50 gramas de farinha
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de cardamomo em pó (opcional)
50 gramas de corintos secos
50 gramas de pepitas de chocolate

Preparação:
Aqueça o forno a 180º.
Misture a manteiga com o açúcar. Mexa bem e misture o ovo.
Adicione a farinha, a aveia e as especiarias. Misture bem os ingredientes até estarem bem ligados.
Divida a massa em dois e acrescente a um pedaço as pepitas de chocolate e à restante massa os corintos.
Forme bolinhas com as mãos e espalme-as como bolachas.  Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e com um garfo pressione um pouco cada bolacha (apenas para ficar com o feitio do garfo).
Leve ao forno cerca de 10 a 15 minutos ou até estar cozinhados.



10 comentários:

  1. Que ricas bolachinhas, têm bom aspecto.
    Beijinhos e Feliz Natal.

    ResponderEliminar
  2. Um Feliz Natal para ti também! Se serve de algum consolo também só tive tempo de comprar as prendas ontem de manhã!! Enfim...mesmo à português!
    beijinho grande!
    Amélia

    ResponderEliminar
  3. O que seria do Natal sem o cheirinho bom que vem do forno?
    E sem um pratinho de bolachas! :D
    Um beijinho de Boas Festas para ti, Naida.

    ResponderEliminar
  4. Os saquinhos Do campo são tão giros...Bom Natal Franguinha para ti e para os "teus"!

    ResponderEliminar
  5. Um feliz Natal para ti e para toda a tua familia, espero que 2015 te traga toda a felicidade do mundo, eu tentarei alegrar os teus dias com as minhas conversas parvas que já não é nada mau. Gosto tanto de ti como de um frasco de nutella aberto e uma colher de sopa lá dentro.

    ResponderEliminar
  6. Tem sempre de haver bolachinhas das boas no natal. Espero que passem um bom natal, em família e como sempre, mas é um "bom" sempre. E boas comidinhas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Adorei a ideia das bolachinhas e os saquinhos são lindos! Desejo-te um BOM NATAL!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Eu cá adoro bolachas de aveia! Ficaram perfeitas :)
    Bom natal!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar