quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Papas de aveia com ruibarbo assado

Digam o que disserem, todos nós temos hábitos. Pequeno hábitos diários dos quais muitas vezes não nos damos conta porque já estão de tal maneira "colados" em nós.
Eu não consigo sair de casa de manhã sem tomar o pequeno-almoço. Tenho o tempo todo controlado, (porque não sou daquelas pessoas que colocam o despertador uma hora antes e vão acordando aos poucos) salto da cama e sei que me tenho de despachar. Mas há sempre tempo para me sentar e tomar o pequeno-almoço calmamente.
Na adolescência não passava sem os cereais. Na vida adulta torradas com pão de cereais ou centeio do dia anterior, barrado com manteiga (guilty) ou com compota e queijo fresco. Hmmm...
Ultimamente vou alternando com papas de aveia. Primeiro só comia estas, as minhas favoritas. Mas tenho vindo a experimentar novos sabores.
Confesso que andava mortinha por experimentar ruibarbo assado, que tanto vejo em livros de culinária ingleses e neste blogue que tanto gosto. E assim, foi. O último molhinho desta época (já tinha cortado e congelado em Outubro mas foram dando mais alguns até ao fim-de-semana passado, com a "neve" matinal estavam quase todos queimados) foi para o forno. As papas foram feitas na noite anterior e aquecidas de manhã, para um pequeno-almoço express.
(receita daqui)
Ingredientes (para 2 pratos):
4 talinhos de ruibarbo cortados em pedaços
1 colher de sopa de açúcar baunilhado (pode usar outro)
1 colheres de sopa de água
1 chávena e meia de leite

60 gramas de flocos de aveia
3 colheres de sopa de sementes de linhaça moídas
2 colheres de sopa de amêndoas laminadas
1 colher de sopa de compota de ruibarbo




Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Numa assadeira misture os pedaços de ruibarbo, o açúcar e a água. Deixe assar cerca de 15 minutos ou até ficar macio.
Num tacho coloque o leite até começar a ferver. Junte a aveia (e açúcar se gostar) até engrossar e absorver o leite. Adicione as sementes de linhaça e misture.
Sirva com a compota, as amêndoas e o ruibarbo ainda quente.
Pode usar outra fruta, como maçã assada ou pêra assada.

13 comentários:

  1. Eu também não saio de casa sem o pequeno almoço!
    Em miúda também eram os cereais, ou quando estava com pressa para as aulas nem era nada, pegava na pasta e lá ia eu a saltitar para a faculdade porque o relógio assim o dizia!
    Agora sou mais de uma torradinha bem quentinha com queijinho, manteiga ou doce e um copo de leite :)
    As papas de aveia experimentei outro dia!
    O teu pratinho está com um aspecto perfeito!
    Apesar de nunca ter experimentado ruibarbo adoraria meter aí a colher :D
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Naida,
    Eu aqui me confesso que pequeno almoço (e sim, sei o quanto é errado) nunca foi o meu forte e de manhã, só consigo comer ou uma laranja, ou daqueles sumos verdes e smoothies cheios de fruta o que já não é mau. No entanto, adoro, simplesmente adoro comida de pequeno almoço e adoro-a ao almoço, lol!!
    Olha, não gosto de papas de aveia. Odeio!! Mas este ruibarbo assado, que adoro, já marchava por cima de um iogurte natural!!
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Come a papa Naida come a papa :p

    a ver se é este ano que os meus ruibarbos crescem muito (ano passado ficaram piccolos, mas tão giros!!!!!)

    ResponderEliminar
  4. Adoro papas de aveia, essas ficaram com muito bom aspecto
    bj

    ResponderEliminar
  5. Ai de quem me meta pressa de manhã pois também não saio de casa sem o meu pequeno-almoço. Estas papas Naidinha só podem estar divinais e que dizer do amado/odiado ruibarbo (eu adoro), hummm, fabuloso

    beijinho!

    ResponderEliminar
  6. Adoro papas de aveia e adoro o teu ruibarbo por isso este prato deve ser uma delicia.
    Amanhã vou tomar o pequeno-almoço contigo ;)

    ResponderEliminar
  7. Nunca comi ruibarbo mas ficou com excelente aspecto :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  8. Sua sortuda! Ainda com ruibarbo!

    Adoro papas de aveia...quando a minha plantinha der os primeiros talos vou experimentar a combinação.
    bj grande,

    Amélia

    ResponderEliminar
  9. Por esta altura costumo tapar os meu ruibarbo com uns vasos grandes. Desse modo crescem mais rapido uns talos tenrinhos e vermelhos e quase sem folhas.
    E também não consigo sair de casa sem tomar um belo pequeno-almoço. Até me levanto mais cedo só para o poder apreciar :)

    ResponderEliminar
  10. Parece-me divinal! Eu finalmente consegui cozinhar ruibarbo aqui há uns meses, mas nunca mais voltei a encontrar. Gostava de plantar no meu jardim, onde achas que poderei encontrar sementes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) se tiveres um bocadinho de terreno o ideal é plantar :) precisam de bastante espaço porque as folhas crescem bastante. Eu encontrei em Hortos. Senão encontrares diz-me que eu envio-te :) beijinho***

      Eliminar
  11. Olá, Naida.
    Bela ideia, devem ficar muito boas.
    O ano passado, graças a ti (obrigada!) pude experimentar, mas este ano estou num sítio onde se encontra facilmente, por isso sou capaz de experimentar esta receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. E eu ainda não tinha vindo aqui.. sabes porquê? Porque gosto de papas de aveia tanto como tu gostas de beterraba, por isso estamos pagas! Quando vieres a minha casa dou-te um smothie de beterraba para o pequeno almoço. kissa

    ResponderEliminar