quarta-feira, 29 de abril de 2015

Tarte de Ruibarbo e Maçã

Desde 2004, altura em que começava o boom dos blogues (ou pelo menos que se começava a falar sobre isso) que tive vários blogues.
Em conjunto com amigas, de carácter pessoal, onde assinava com o nome um nome fictício ou com peças de artesanato que fazia. Sempre gostei de escrever sobre o que me vai na alma e por isso quando, sem me aperceber, este blogue de receitas foi crescendo com as minhas palavras e vivências também.
Foram várias as vezes em que pensei tornar este blogue ainda mais "rural", onde explicaria um pouco mais da vida no campo, agricultura biológica e receitas inspiradas nesta vida mais "rústica e campestre".
Surgiram alguns posts nesse sentido mas a verdade é que me falta tempo para fazer a coisa como deve ser. E também, confesso, porque gosto de partilhar outro tipo de receitas e de histórias.
Por isso, fiquei muito contente quando, mais ou menos à um ano atrás, comecei a colaborar num projecto muito interessante. "Histórias felizes para comer"! Já o nome diz tudo :)
Quem não é feliz à mesa? Quem visita o nosso País e se esquece da nossa comida? Quantos vivem longe e "morrem" de saudades da boa comida portuguesa?
Assim, fiz uma série de receitas, fotografias e histórias felizes para a Coca-Cola.
Podem ver mais receitas no site. Hoje partilho uma delas. Uma receita e uma história, cheia de heranças familiares.

Ingredientes:
250 g Farinha trigo
100 g Manteiga amolecida
150 g Ruibarbo
6 Maçã
1 c. chá Canela em pó
1 c. chá Cardamomo
1 c. chá Gengibre ralado
150 g Açúcar
Sal

Preparação:
Para a massa, coloque a farinha e o sal num recipiente. Adicione a manteiga e com as pontas dos dedos misture. Adicione uma a uma, algumas colheres de água fria, as suficientes para a massa ficar toda ligada mas a despegar das mãos. Reserve.
Entretanto descasque e corte as maçãs. Corte os talos de ruibarbo em cubos e coloque toda a fruta numa panela e leve ao lume brando. Acrescente o açúcar e as especiarias.
Mexa bem e deixe ferver cerca de 10 a 15 minutos ou até a fruta se começar a desfazer. Deixe arrefecer na totalidade.
Divida a massa em dois bocados (um maior que o outro) e com o rolo da massa estenda a massa de maneira a forrar uma forma de tarte.
Coloque o recheio e com a restante massa corte umas tiras finas para dispor por cima da tarte, de forma a cobri-la.
Leve a tarte ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 45 minutos ou até estar cozida.
Sirva com uma bola de gelado ou simplesmente polvilhada com açúcar em pó

13 comentários:

  1. Gosto de histórias como gosto de comida; e se a uma receita vem associada uma história bem contada, tem tudo para dar certo.
    Para mim o boom dos blogs não se manifestou, e mesmo agora (que tenho um, imagina), acho que ainda não consigo acompanhar em toda a potência este fenómeno.
    Mas acompanho o teu e gosto muito - das receitas, das fotografias, e sem dúvida, das histórias :) E ser feliz a comer, se há lá coisa melhor? E em Portugal é impossível ser de outra maneira!
    Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra

    ResponderEliminar
  2. Adoro tartes com maça, ruibarbo nunca usei
    Gostei das especiarias que usas-te, a tarte ficou linda e imagino que uma delicia
    bj

    ResponderEliminar
  3. que tarte perfeita, combinação de sabores super interessante, deve ser uma explosão de sabor.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Que linda tarte! Deve ser deliciosa :)

    ResponderEliminar
  5. Olha, o meu ruibarbo despontou - e eu que achei que tinha falecido, mas lembrei-me de ti e nem toquei na terra: tive uma surpresa: lindos talos rosa-esverdeados a crescer a olhos vistos!

    ResponderEliminar
  6. Ai que coisa mais linda e boa! Adorei aquele verdinho da fatia...os meus ruibarbos estão quase no ponto, estou desejosa ♥
    Bjinho

    ResponderEliminar
  7. Adoro as tuas histórias Naida. Aliás, são as histórias que mais gosto de ler na blogosfera acredita, pois sente-se que são puras, reais e honestas e verdadeiras e essa sensação passa cá para este lado do écran.
    A tua tarte, está lindíssima e amo essa combinação de ruibarbo e maçã.
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  8. Também tenho blogs desde 2004 - de vários tipos, até politica!! - porque gosto de escrever, e assim como gosto de escrever, amo ler, e os meus blogs preferidos são sempre aqueles que combinam um texto bom a uma imagem evocadora. Daí que adore este blog!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Olá e Bom dia!
    Tenho andada tentada a fazer algo com ruibarbo e depois de ler esta receita ainda com mais vontade fiquei. Tem um aspecto fantástico!

    ResponderEliminar
  10. Esta tarte tem um aspeto absolutamente delicioso. Mas é fácil encontrar ruibarbo em Portugal? Aqui em Londres encontra-se bem mas é carote (como tudo ahah).

    x
    www.whenyoudreambig.com

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Nunca usei ruibarbo, mas adoro tartes de maçã! São uma maravilha!
    Parabéns pela partilha das tuas histórias e receitas no site da Coca-cola!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Que bela combinação e que ótimo aspecto!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar